No dia 20 de março, o Sr. Vereador Manuel Grilo visitou duas instituições educativas da nossa Freguesia: a Escola 72 e a Escola Fernanda de Castro.
Com a sua equipa, e acompanhado pelo Presidente da Junta da Estrela, o Sr. Vereador, que tem o pelouro da Educação, foi conhecer de perto alguns problemas estruturais presentes nas duas escolas e verificar quais os trabalhos que têm de ser feitos de agora em diante a fim de melhorar os espaços utilizados diariamente pelas crianças, como as salas de aula, o recreio ou o pavilhão, por exemplo.
A Câmara Municipal de Lisboa marca, assim, um compromisso em efetuar intervenções de reabilitação nos edifícios escolares.
Conforme tomava contacto próximo com as escolas, visitando ao detalhe as salas e corredores, o Sr. Vereador ficou a conhecer, através do Sr. Presidente de Junta, alguns projetos educativos presentes nas instituições, como a Escola Segura, o Fomecas – Projeto de Refeições Saudáveis e o CAF (Componente de Apoio à Família), iniciativas que são um verdadeiro sucesso na rotina da comunidade escolar.
Ficou a par do estado de degradação, em alguns pontos bastante avançado, das escolas, bem como a gritante falta de condições que certos espaços comportam.
A Junta de Freguesia da Estrela tem prestado, sempre que lhe é possível, intervenções e melhorias nas escolas.
Em Agosto de 2017 foram intervencionadas três salas de aula na Escola 72 (juntando-se a outras 7 que já haviam recebido algum tipo de intervenção). Estas salas tinham problemas estruturais e sem a nossa intervenção a frequência do ano letivo estava comprometida. Depois de reabilitadas e modernizadas, oferecendo a devida qualidade de ensino aos alunos, reconhecemos agora outros espaços que necessitam de obra.
O Sr. Vereador informou as equipas da existência do projeto preliminar de obras de requalificação da Escola 72. Aguardemos por mais novidades sobre esta intervenção.
A Escola Fernanda de Castro também tem recebido a nossa máxima atenção. Estando localizada num espaço tão privilegiado (Tapada das Necessidades), é desafiante perceber de que modo a instituição pode ser melhorada para a devida utilização dos alunos e corpo docente sem isso jamais colocar em causa a maravilhosa envolvência e o contacto tão directo com a Natureza e as experiências ao ar livre.
.png)