Fomecas


A Junta de Freguesia da Estrela foi a primeira a assumir o desafio de proporcionar às suas crianças uma alimentação mais saudável e saborosa. Fomecas, o programa de Refeições Escolares Saudáveis da Junta de Freguesia da Estrela, foi lançado durante o primeiro período de 2015/2016, na Escola Fernanda de Castro e na Escola Nº72.

Após um ano de lançamento, o Fomecas é um sucesso nas escolas e em casa. Conheça melhor este Programa!

 

Objetivos do Programa de Refeições Escolares Saudáveis

  • Promover a educação alimentar de crianças em idade escolar, através da alimentação saudável, em particular, fornecendo refeições saudáveis, apelativas e equilibradas energeticamente, intervindo, também, na prevenção da obesidade infantil.
  • Reduzir a disponibilidade de alimentos ricos em açúcar e/ou gorduras. Promover e aumentar a ingestão de frutas, hortícolas e água, modelando para um padrão alimentar saudável.
  • Promover o sentido de dever e responsabilidade dos encarregados de educação na educação alimentar das crianças, nomeadamente, através da modelação parental.
Back to Index

Como nasceu o Fomecas?

“A situação era muito má. As crianças não gostavam da comida porque a comida era má. Deixavam-na nos pratos, não comiam”. Perante esta situação, a Junta de Freguesia da Estrela foi pioneira na cidade de Lisboa num projeto de refeições escolares saudáveis.
Assim nasceu o “Fomecas”.

Back to Index

Quem é o Fomecas?

Luís Newton descreve-o como “um rapaz que tem tido muitas dificuldades em desenvolver hábitos alimentares saudáveis”, e que precisa da ajuda das 350 crianças das duas escolas básicas da Freguesia – a Escola Fernanda de Castro e a Escola Nº72 – para os conseguir. Para isso, foram dadas todas as ferramentas às crianças para o acompanharem nesta viagem no mundo da alimentação saudável: menus criados em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, bases de tabuleiro divertidas – e informativas! -, entre muitas outras iniciativas. A ajudar o Fomecas, as crianças estão, elas próprias, a desenvolver esses hábitos.

Back to Index

A Alimentação e a Escola

Educar. Prevenir.

As escolas são agentes de prevenção da doença e preservação da saúde que dependem da adoção de estilos de vida saudáveis. Combatem os comportamentos de risco através da aquisição de conhecimentos e competências necessárias à adoção de hábitos e rotinas saudáveis.

A intervenção precoce é mais eficaz e duradoura.

Back to Index

Saúde Escolar

Na Região Centro do país, das crianças em idade escolar, 38% têm excesso de peso e 17,8% obesidade infantil. A saúde e bem-estar das crianças é fortemente impactada pela quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos em meio escolar. Permanecem um grande número de horas na escola logo aí ingerem uma parte significativa de alimentos.

Back to Index

Papel dos Pais

  • Adotar comportamentos alimentares saudáveis ajudando à posterior modelação de comportamentos salutares dos seus educandos;
  • Cooperar com a escola, educando para uma alimentação saudável e exigindo que a escola forneça refeições saudáveis;
  • Incentivar os seus educandos a serem fisicamente ativos.
Back to Index