Junta de Freguesia

Luís Newton

Biografia:

Luís Newton nasceu em Lisboa, em 1977. Cresceu na Lapa e acompanhou de perto todas as mudanças que a cidade de Lisboa experienciou.

Autarca desde 2001, desempenhou várias funções, desse âmbito, tanto na antiga Junta de Freguesia da Lapa como na Câmara Municipal de Lisboa e na Assembleia Municipal de Lisboa.

Foi também assessor do Secretário de Estado da Cultura entre julho de 2011 e novembro de 2012, tendo sido, posteriormente, nomeado Assessor do Grupo Parlamentar do PSD até outubro de 2013.

Em 2013 foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Estrela. Tem procurado aproveitar a oportunidade da Reforma Administrativa da Cidade de Lisboa para modernizar sistemas de serviço à Comunidade, desde a integração de modelos tipo “CRM” para contacto com a população até soluções “smart city” para gestão territorial e otimização de meios e recursos.

Em 2015 foi distinguido CIO (Chief Information Officer) of the year em Portugal na categoria de Government (Sector Público). Reconhecimento atribuído pela CIONET, prestigiada Comunidade Europeia de decisores de tecnologias, que todos os anos premeia os CIOs europeus que mais se destacam. Foi também distinguido com o prémio IDC CIO Awards 2015.

Já em 2016 foi finalista europeu do European CIO of the Year da CIONET e recebeu uma Menção Honrosa no Portugal Digital Awards 2016.

Para além destes prémios, a Junta de Freguesia que preside, sob sua direção, é ainda uma Eco-freguesia desde 2019, conquistou o Selo "Comunidades Pró-Envelhecimento" nas duas edições organizadas até à data e ganhou o Prémio Autarquia do Ano na categoria “Urbanismo e Espaços Verdes” com a plataforma inovadora “Chame o Lixo”.

Em 2017, foi o candidato do PSD com o resultado mais expressivo num ano particularmente adverso, sendo reeleito com cerca de 35% dos votos (o único a subir relativamente a 2013) enquanto o partido não chegou aos 14% (menos de metade).

Desde esse ano foi eleito Líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa, a primeira vez que um Presidente de Junta ocupou essas funções, que ocupa até à data de hoje.

Em 2018 foi o primeiro orador português a ser convidado para o Global Peter Drucker Fórum, o mais prestigiado fórum internacional de gestão, participando na sua 10ª edição.

Nas eleições autárquicas de 2021, foi reeleito Presidente da Junta de Freguesia de Estrela com maioria absoluta.

Pelouros: Administração Interna (excetuando matérias que recaiam nas responsabilidades da Tesoureira e do Secretário), Espaço Público, Higiene Urbana, Obras e Projetos, Planeamento Estratégico, Desporto

Detalhes:

Luís Newton