A época natalícia deve trazer à superfície o melhor da humanidade. Claro que não se deve manifestar só nesta altura, mas durante todo o ano…
Ainda assim, há algo de muito especial no Natal, e foi através desse espírito contagioso de união e comunidade que ocorreu a nossa Festa de Natal, com uma programação para toda a família e para todos os gostos.
Nas palavras de Aura Gorito, vice-presidente da Junta de Freguesia da Estrela, o desígnio do executivo continua a ser “fazer cada dia melhor do que fizemos anteriormente”.
E foi precisamente a partir desta missão intemporal que o nosso sábado ficou repleto de sorrisos, abraços, minutos de felicidade.
Pela manhã de sábado, 16 de dezembro, o clima festivo manifestou-se em força nas instalações da Junta da Estrela.
A preenchida agenda do dia inaugurou com uma sessão das Manhãs d’Encantar dedicada à “Noite de Natal”, um conto de Sophia de Mello Breyner Andresen, e os pequenos fregueses puderam assistir à encenação da história, ideal para leitura e reflexão nesta época, abordando valores tão essenciais como a igualdade e a solidariedade. Depois, tempo de brincadeiras, com a Biblioteca a acolher uma curiosa audiência. Todos, do mais velho ao mais novo, estiveram atentos à animação e entre a história de natal, a exploração do espaço, dos livros, dos brinquedos e de alguns desenhos criados para recordação, não podia haver, de todo, melhor forma de começar o dia.
Estiveram também abertas ao público a exposição Presépios e Registos de Fernanda Lopo de Carvalho e a Venda “Estrelas de Natal, na Academia Estrela.
A seguir à sessão das Manhãs d’Encantar, abriram-se alas para o momento mais saudável do dia, com o Estrela Fit Solidário a chamar os destemidos para três modalidades desportivas muito intensas: Combat, Localizada e Zumba.
O exercício físico marcou presença neste sábado de festa e os participantes levaram, como combinado, um alimento para doar a uma instituição. É bom ver que os nossos fregueses se mantêm ativos e solidários!
Depois das calorias gastas, o dia encerrou em grande com a nossa Festa de Natal!
Preparámos momentos maravilhosos para a nossa comunidade, com a declamação de poemas pela turma da Arte de Bem Dizer (modalidade disponível no catálogo da Academia); com “o suave milagre”, um conto acompanhado de música; com a atuação da Escola de Fados da Academia, responsável por seis maravilhosas performances.
Para convívio depois destas atividades, foi altura do lanchinho de Natal na Sala de exposições, entre conversas, risos e um ambiente natalício muito evidente.
Depois de um sábado tão bem preenchido, resta-nos desejar a todos umas felizes festas e um maravilhoso Natal!