Decorreu na manhã de 20 de dezembro, nas instalações da “Academia Estrela”, a Reunião Pública de Junta.
Numa demonstração de transparência no exercício dos poderes públicos, a Junta de Freguesia da Estrela decidiu submeter a aprovação das propostas das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2018 perante a presença de vários fregueses da Estrela.
Pela primeira vez foi discutido e aprovado em Reunião Pública as Opções do Plano constituídas pelo plano plurianual de investimentos e pelo plano das atividades, e a proposta de Orçamento para 2018.
Na apresentação das Grandes Opções do Plano e do Orçamento, o Presidente da Junta de Freguesia da Estrela chamou a atenção para o montante orçamentado, de cerca de 5.2 milhões de euros, que corresponde ao valor mais elevado dos últimos anos e resulta da perspetiva adiantada pelo Executivo Municipal e pelo próprio governo, de um novo reforço na descentralização de competências e de um novo modelo dos contratos de delegação de competências.
Foi ainda aprovada a aquisição de serviços de controlo financeiro e auditoria, atuando como instrumento que, a somar à certificação das contas desde 2015 por um Revisor Oficial de Contas, traz ainda mais rigor e transparência à gestão da Junta da Estrela.
Tendo todas as propostas sido aprovadas por unanimidade dos membros do Executivo, as mesmas serão agora submetidas a aprovação na Assembleia de Freguesia da Estrela, convocada para o próximo dia 27 de dezembro, pelas 21h, no Auditório da “Academia Estrela”.
Anunciou ainda que, 2018 será um ano de substancial reforço do processo já iniciado de intervenção no espaço público, designadamente nas áreas de salubridade, tratamento e qualificação das vias de circulação pedonal e da mobilidade em geral, assim como na área da educação, desde o apoio escolar, que conhece uma fortíssima mobilização de recursos, com reforço do programa de apoio ao sucesso escolar (PASE) e alguns investimentos no domínio da recuperação e reabilitação do parque escolar do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, incluindo o Projeto Fomecas de fornecimento de refeições escolares saudáveis nas escolas públicas da Freguesia.
Desta forma, a Junta dá mais um passo na confirmação da transparência para com os munícipes ao discutir, de forma pública, este documento essencial à gestão da Junta, com implicações na vida de toda a comunidade.