O frio faz-se sentir na Estrela. Neste inverno estamos a vivenciar temperaturas baixas que causam desconforto, ou até de algum risco de saúde.
Desta forma a Junta de Freguesia de Estrela em estreita colaboração com a Associação Crescer- Associação de Intervenção Comunitária realizou dia 28 de janeiro, mais uma ação de sensibilização junto da nossa população mais vulnerável, na zona do Terraplano de Santos.
A pandemia que vivemos agravou ainda mais esta situação e é com regularidade que realizamos em conjunto, uma rota pelas zonas sinalizadas como locais de pernoita pelas pessoas que se encontram em situação de sem abrigo. De maneira a responder ao nível da satisfação das necessidades básicas, em que também é disponibilizado paralelamente apoio psicossocial.
Este tipo de intervenções também tem como objetivo a integração socioprofissional. Tentando criar as condições necessárias para realizarmos (re)integração das pessoas em situação de sem abrigo, na nossa sociedade que se encontram a (sobre)viver em condições dramáticas e desumanas.
Após algumas intervenções desenvolvidas nos locais sinalizados, a Crescer disponibilizou suporte para que duas pessoas em situação de sem abrigo já se encontram integradas em quartos, sendo que por vezes existem pessoas nestas situações que rejeitam alojamento temporário. Outro caso de sucesso foi um casal que aceitou ser integrado na CAEM, Centro de Alojamento de Emergência Social.
Em nome de todos e todas os que são apoiados e que não tem a possibilidade de usar a palavra a junta de A Freguesia de Estrela tem a agradecer à Crescer – Associação de Intervenção Comunitária, pela disponibilidade constante para a articulação interinstitucional e pela disponibilização dos seus serviços em prol desta população.
O nosso muito obrigado!