A Junta da Estrela lançou um desafio aos alunos da disciplina de “Projeto” do Mestrado em Arquitectura do Instituto Superior Técnico: refletir e pensar o território da Freguesia da Estrela partindo do entendimento das suas dinâmicas de proximidade e do papel estruturante que estas assumem nesse mesmo território, ou seja, os Núcleos Pensantes da Freguesia da Estrela.
Em resposta a este desafio, os alunos desenvolveram propostas para os diversos Núcleos Pulsantes identificados.
Assim, no dia 21 de dezembro, essas reflexões foram apresentadas a Luís Newton, Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, que pôde conhecer bem cada plano para o desenvolvimento da nossa freguesia.
Os projetos apresentados revelam um desejo claro de potenciar as especificidades do território da Estrela e, em simultâneo, enriquecer a experiência do espaço público da freguesia e a forma como este é vivido e recebido pela comunidade.
Este estimulante processo permitiu identificar um conjunto de novas possibilidades para a melhoria integrada dos espaços da Estrela, tendo por interesse a construção de uma freguesia mais inclusiva e criativa.
Através de iniciativas deste género, a Estrela reconhece múltiplas hipóteses para continuar a cuidar do seu território e da sua comunidade.
Assim, é bom viver na Estrela!