À Descoberta da Estrela – Conheça a sua freguesia, é o novo projeto da Junta.
Esta iniciativa, de entrada gratuita, permite aos fregueses e a outros curiosos conhecerem melhor os encantos e recantos da Estrela, com todos os seus segredos, histórias e tradições.
Sabemos que a nossa freguesia é repleta de detalhes de várias épocas, entre as relíquias e as manifestações mais contemporâneas, e queremos, passo a passo, conhecer as curiosidades e as particularidades dos nossos edifícios e ruas.
Assim, abrimos as portas do Palácio do Machadinho e deixámos que nos contasse o que desconhecíamos.
Com a excelente orientação de um guia da Câmara Municipal de Lisboa, a visita contou com um público de fregueses extremamente atentos, seguindo as pisadas do Palácio, com factos e mitos associados à história dos lugares, da cidade, da Estrela.
O Palácio do Machadinho:
Pinto Machado tinha o seu palácio na Rua do Machadinho – diminutivo que nasceu do apelido do fidalgo. A Rua, antes designada Rua do Acipreste, surge com o novo topónimo a partir do início do Século XIX, depois de o Machadinho, fidalgo da Casa Real, se ter tornado proprietário do palácio, reedificando-o, ampliando-o e redecorando-o.
Com origens que remontam ao século XVII e tendo sido reconstruído na segunda metade do século seguinte, o palácio sofreu transformações importantes em 1860 que destruíram a igreja e grande parte do interior. Adquirido pelo município em 1948 é então alvo de um grande restauro que recriou o esplendor perdido graças à reutilização de azulejos provenientes de outros edifícios da cidade.
Destaca-se o salão com tectos estucados por João Gross e o jardim redesenhado pelo arq. Ribeiro Telles.
Morada:
Rua do Quelhas, 13; Rua do Machadinho, 18-22;
Temos encontro marcado para a próxima descoberta!