Depois de inaugurada o ano passado no Museu das Comunicações, a exposição no âmbito da parceria com a ACIS (Associação das Comunicações – Instituto Sénior), “Sentir a Fotografia no Museu das Comunicações”, chegou esta quinta-feira à Academia Estrela.
No contexto da celebração do 20.º aniversário da Fundação Portuguesa das Comunicações, os participantes do Seminário anual “Sentir a Fotografia” aceitaram o desafio de tentar “reconstituir a história da Fundação, através da captação de imagens dos seus objetos, do edifício e do local onde se insere”.
A premissa, sendo até bastante simples, acabou por envolver muitos olhares e perspectivas sobre o espaço visível e oculto da Fundação, confirmando que a visão fotográfica encontra sempre formas distintas de se manifestar.
O público é assim convidado a entrar “numa pequena viagem pelo passado-presente”.
A mostra fotográfica reúne 39 quadros, organizados em função de três percursos temáticos: “Andando pelo Bairro da Fundação”, “Observando o Museu da Fundação” e “Olhando as Reservas da Fundação.”
A inauguração da exposição, que contou ainda com a presença da curadora, Marina Gorlier, e de alguns fotógrafos com obras contempladas, confirma a importância e o valor das instituições da nossa Freguesia e aplaude o que é doado à Comunidade, conforme cada fotografia é capaz de enquadrar uma leitura possível ao espaço em questão.
Até 23 de Fevereiro, venha ver e apreciar os registos fotográficos de Adelina Lima, António Dente, Celeste Carrasco, Concha Sarmento, Fernando Moncada, Gracelinda Santos, Isabel Leal Faria, Jorge Manarte, José de Sousa e Leonor Osório.
Ver Fotos