A Tertúlia “Querer Mais que Bem Querer” – Os afetos ao longo da vida decorreu na quarta-feira, dia de São Valentim, com uma audiência plena de amor, curiosidade e muitas lições de vida e de perseverança.
Balbina e Manuel Severino; Irene e Artur Soares; Otília e Francisco Afonso; Alzira Cristina e José Inácio; Maria Conceição e José Santos foram os casais que, contando já com mais de 50 anos de casamento de experiências comuns e memórias felizes, marcaram presença na tertúlia, com tantos outros casais a caminho de mais e mais anos em harmonia.
Na Biblioteca da Junta da Estrela, contámos com a presença de Nuno Rocha, psicólogo e músico, que muito contribuiu para a reflexão colectiva, começando por enquadrar e contextualizar a história de São Valentim e como isso deu origem ao Dia dos Namorados, uma data hoje tão entendida como uma manobra de capitalismo mas que, na sua origem, possui emoções nobres e importantes.
Os afetos ao longo da vida estiveram em grande plano e Bruno Rossi ainda leu um maravilhoso poema de Carlos de Oliveira, para dar tom ao ambiente repleto de romance e de cumplicidade.
A grande conclusão da tertúlia disse respeito à importância de estarmos juntos sempre, e não só neste género de data.
É importante unir e aproximar as pessoas seja em que momento for, e, por isso, foi muito importante estarmos juntos a celebrar este dia e a pensar em todos os outros que passaremos juntos.