A iniciativa À Descoberta da Estrela tem entrada gratuita e permite que os nossos fregueses conheçam melhor os encantos e recantos do nosso território, com histórias e tradições sem fim.
Desta vez, abriram-se as portas do Palácio de Santos, onde é hoje a Embaixada Francesa, e participámos numa visita guiada muito rica em detalhes e curiosidades.
O ponto de encontro na Academia Estrela fez-nos, numa pequena aberta da chuva, caminhar a pé até chegar à Rua de Santos-O-Velho, onde fica o Palácio/Embaixada.
Este edifício é fruto de uma longa evolução histórica e arquitectónica e foi através dessa premissa que fomos escutando a contextualização de cada objecto, divisão, corredor e jardim.
Os seus salões, decorados com frescos e azulejos, encerram uma excelente colecção de mobiliário dos séculos XVII e XVIII, mas é através da vista dos jardins que o olhar é privilegiado sobre o Tejo.
Entre tantas noções de história e saber, sentimos que a visita valeu bem a pena. Saímos todos mais conhecedores, com a vista repleta de beleza e com muitas memórias da identidade da nossa Estrela para transmitir a quem não pôde estar presente.
E por sabermos que a Freguesia nunca pára de nos surpreender, temos encontro marcado para a próxima descoberta?
Ver Fotos