No início do mês, foram dirigidos dois dias de atelier para a iniciativa “Nós Reciclamos”, concurso promovido pelo Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública (PSP), que contou com vários participantes, crianças e seniores, na Loja de Freguesia do Ceuta Sul.
Este concurso é uma parceria com a Fundação Joana Vasconcelos (JFV) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa(SCML), e visa sensibilizar a comunidade para os benefícios da Reciclagem pensada através da criatividade.
A Reciclagem é um importante processo de conversão de desperdício em material ou produto de utilidade. Com a devida prática da reciclagem é possível reduzir a poluição do ar e da água, o consumo de matérias-primas e a utilização de energia. Este processo tem também a capacidade de reduzir a necessidade do tratamento do lixo e a emissão de gases de efeito estufa, sendo um componente essencial da gestão de resíduos e fazendo parte da hierarquia “reduzir, reutilizar e reciclar”.
O Concurso procura estimular os jovens e os idosos para a reutilização de materiais usados/recicláveis, a fim de serem transformados em novos produtos, contribuindo para a conservação do meio ambiente.
Por outro lado, o Concurso também procurou reforçar os laços de proximidade entre a Comunidade e a ação da PSP.
Neste sentido, um ponto de partida possível eram os capacetes e os bonés utilizados na PSP, ao longo de 150 anos de história, ou ainda a criação de um chapéu do futuro.
Foram dois dias muito divertidos, em que arregaçámos mangas e demos asas à imaginação, tendo sempre em conta a urgência da reciclagem, sobretudo hoje em dia, com o meio ambiente tão maltratado.
Para os trabalhos, foram utilizados vários materiais, desde missangas, esponja, botões, atacadores, feltro ou lã.
As obras a concurso podem ser entregues até 23 de março e a sessão de entrega de prémios será em local e data a definir, com a abertura oficial da exposição.
Ver Fotos