Ao longo do ano vários foram os locais que se visitaram devido à vontade de melhor conhecer a freguesia. O último local a descobrir foi a Basílica da Estrela e foram muitos os fregueses que quiseram saber mais sobre o local.
A primeira sessão decorreu no passado dia 12 de dezembro e foi dirigida pelo Dr Alberto Júlio Silva, um entusiasta das obras de Machado de Castro. Foram muitas as curiosidades partilhadas durante a tarde, como o facto de a Basílica da Estrela se chamar na realidade Basílica do Sagrado Coração de Jesus.
Durante a visita foi analisada a construção barroca e as figuras presentes na igreja, mas o momento mais aguardado foi quando se visitou o presépio de Machado de Castro. Uma obra imponente com cinco metros de largura por quatro de altura, que representa o momento da chegada dos Reis Magos à caverna onde se encontrava O Menino. Este presépio é uma das obras mais icónicas do espólio de Machado de Castro, tendo cerca de 400 personagens presentes na obra.
Para terminar a visita, e apesar do mau tempo, os mais corajosos subiram ainda ao terraço para ver a incrível vista sobre a cidade de Lisboa e puderam também entrar dentro da cúpula.
A visita foi um sucesso e, devido à forte adesão, a Junta de Freguesia avançou com a realização de uma segunda edição. Se não conseguiu participar anteriormente, tem agora a oportunidade de se inscrever até dia 17 de dezembro, na Academia Estrela, para poder conhecer a Basílica. A visita irá decorrer dia 18 de dezembro, às 15h15 e o ponto de encontro é em frente à Basílica da Estrela. Contamos com a sua presença!