Regressou mais uma edição das Visitas Do Museu ao Bairro da Madragoa, um projeto que procura promover a (re)descoberta, valorização e reconhecimento do Bairro da Madragoa, este que é um bairro histórico da cidade de Lisboa.
O projeto foi organizado no âmbito do trabalho Sociocultural desenvolvido pela Comissão Social de Freguesia da Estrela, com a preciosa cooperação de moradores, que são a verdadeira Alma desta iniciativa.
O grupo de participantes foi recebido no Museu da Marioneta, localizado no emblemático Convento das Bernardas, e iniciando à caminhada abraçou então a Esperança de uma rua que abria a cidade de leste a oeste, e onde viveu Gago Coutinho.
A visita continuou num misto de conversas sobre o Paço Real, Igreja dos Santos Mártires, Conventos, Azulejaria, Tradições, Pregões e Sonoridades e a viagem desaguou no Lavadouro das Francesinhas, onde os participantes tiveram o privilégio de ouvir histórias do Bairro, na voz de dois dos seus mais antigos moradores, que reavivaram memórias daquele espaço tão emblemático.
“Se não conhece bem a graça encantadora,
Daquela rua estreita ali da Madragoa
Venha comigo ver a casinha onde mora
O mais lindo pregão das ruas de Lisboa!”
“O mais lindo pregão”, Carlos Conde.
A próxima visita está marcada para dia 20 de julho, também com entrada gratuita.
O ponto de encontro será no Museu das Telecomunicações pelas 10 horas da manhã.
Venha daí!
.png)