A Oficina de Emoções trabalha as emoções através da Arte e, por intermédio do Programa de Apoio às Instituições da Freguesia, contou com a participação de várias auxiliares de ação educativa do Centrinho – Centro Social do Sagrado Coração de Jesus.
A Oficina ajuda a reconhecer e a gerir as emoções através de técnicas criativas da Arte-terapia e a perceber o que sentimos em relação a nós próprios e aos outros, o que faz com que alcancemos um maior bem-estar emocional.
O curso, que está a decorrer na Academia Estrela, tem ocupado as manhãs com atividades que ajudam a reconhecer e a compreender as emoções positivas e os seus benefícios; identificar e compreender as emoções difíceis e os seus efeitos no comportamento e relacionamento interpessoal; aprender estratégias criativas de expressão de sentimentos e emoções, que facilitem a regulação emocional em contexto de trabalho.
Acreditamos que estas ferramentas da Oficina são essenciais e um excelente complemento para os participantes, oferecendo-lhes a oportunidade para conhecerem situações que permitem sentir, identificar, refletir e expressar as emoções de forma criativa.
*
Teresa Vaz, Membro da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, Socióloga, Formadora, Arte-Terapeuta e Arte-Psicoterapeuta, é a formadora responsável pela Oficina de emoções.
Desenvolveu funções de coordenação e gestão de Projetos de Intervenção Comunitária dirigidos a crianças e jovens em risco, famílias e idosos. Dinamizou Grupos de Jovens Voluntários e fez parte da equipa técnica de Gabinete de Apoio ao Jovem. Desenvolveu grupo terapêutico em Arte-Terapia num Centro de Reabilitação Psicossocial, em Lisboa, dirigido a pessoas com doença mental. Atualmente, desenvolve grupo terapêutico em Arte-Terapia com um grupo de idosos e integra a equipa da Unidade de Desenvolvimento Comunitário e do serviço VisitARTE na Junta da Estrela. Exerce prática clínica supervisionada, em Arte-Psicoterapia com adultos.