A 22 de março realizou-se uma Sessão Plenária da Comissão Social de Freguesia da Estrela (CSFE).
Esta sessão teve início com a apresentação, do Arquiteto João Afonso, do Programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades“, resultante de um protocolo de cooperação e partilha entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa.
Este Programa pretende diminuir o isolamento social dos idosos e assenta em 3 eixos distintos: vida ativa, vida autónoma e vida apoiada, tendo recebido elogios de Luís Newton, Presidente da Junta da Estrela, que não deixou de aplaudir a iniciativa inspirada em trabalho desenvolvido na nossa Freguesia ao longo de anos.
O Presidente agradeceu e congratulou todos os parceiros durante o Plenário e valorizou a acção desenvolvida pela Comissão Social de Freguesia, que cada vez mais conta com a adição de iniciativas atuantes no terreno e com a adesão de mais parceiros locais a colaborar com grande entrega, dizendo ainda confiar muito no sucesso do trabalho colaborativo.
Na Sessão presidida por Luís Newton foi analisada e apresentada a Agenda para 2018 e, para a concretização do Plano, a Comissão Social de Freguesia da Estrela tem a colaboração de vários Grupos de Trabalho: NAIS; Cidadania Ativa; Animação, Comunicação e Marketing Social; Do Museu ao Bairro da Madragoa; Educação, que inclui também a articulação com a RedEmprega do Vale de Alcântara e a construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Local da Estrela (debatido e aprovado por unanimidade).
Seguidamente, no âmbito do DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária – foi apresentado o concurso GAL – Grupos de Ação Local – da Estrela. Esta é uma abordagem territorial através da qual são implementadas estratégias de desenvolvimento local, concebidas, justamente, pelos grupos de ação local.
Procura-se, sobretudo, a proximidade e a ligação ao tecido social, económico e institucional da Estrela, primando pela melhoria das condições de vida da Comunidade.
A nossa missão, perante os inúmeros desafios que nos chegam, mantém-se constante: confiamos inteiramente no trabalho feito em parceria e acreditamos que só assim permitimos a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos nossos fregueses, a todos e, em particular, àqueles que conhecem contextos mais vulneráveis.