Foi ontem apresentado na sua Academia Estrela o livro “A Participação | Um paradigma para a intervenção social” da autora Isabel Vieira.
Inês Amaro, docente no ISCTE e na Universidade Católica, fez a apresentação e não deixou de reforçar a importância da abordagem da autora num contexto de Junta de Freguesia, que mobiliza vários agentes de ação, assim como parceiros no âmbito da Comissão Social de Freguesia.
Segundo a professora, a Ação Social é uma disciplina Académica, mas é também uma área de intervenção social com uma componente ética, política e pedagógica na relação com o outro, com a comunidade e com as instituições, fazendo todo o sentido o paradigma perspetivado por Isabel Vieira.
A autora partilhou que o motivo que a moveu a escrever sobre a Participação resulta de uma insistência dos seus professores em afirmar que aquele não era um tema de Doutoramento. Isabel Vieira “queria ter a capacidade de escrever as práticas que mudam vidas, fazer a ponte entre o discurso dos profissionais no terreno (teorias de prática) e o discurso dos estudos dos Académicos (teorias de pesquisa)”, resultando um novo paradigma na intervenção social, trazendo à parte científica uma abordagem qualitativa, que traz os sentidos.
“Para que o tempo de trabalho das equipas não se esgote só no cumprimento do ciclo do dia-a-dia, mas que haja discussão e partilha na forma de ação.”