A Junta da Estrela associou-se à iniciativa 100 anos 100 árvores e, a propósito do centenário da I Guerra, o belo Jardim 9 de Abril, localizado à frente do Museu Nacional de Arte Antiga, com vista para o Tejo, recebeu uma árvore que marca, simbolicamente, os 100 anos da Batalha de La Lys.
O espaço verde, denominado Jardim 9 de Abril justamente em alusão à batalha que contou com a participação de muitos soldados portugueses, foi o local escolhido para a colocação de mais uma árvore a par da iniciativa que deseja plantar 100 árvores em Lisboa, acompanhando os 100 anos da I Grande Guerra.
A homenagem presta-se a todos aqueles que participaram na Guerra e, através de elementos vivos, ou seja, através da plantação das árvores, a cidade ganha mais flora.
O projecto conta com o apoio de várias instituições públicas e privadas e recebeu também o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
Esta é uma ideia original da Associação Lisboa Verde e a organização, que se deseja partilhada e aberta a novos colaboradores, conta actualmente com a participação activa da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas(APAP) e da Associação “Liga dos Amigos do Jardim Botânico de Lisboa” (LAJB).
No entanto, o coração deste projecto apoia-se no envolvimento dos munícipes, empresas e instituições de Lisboa, e não só, chamando-os a participar na homenagem de um facto histórico que terá consequências positivas para todos.
Luís Newton – Presidente da Junta da Estrela, colocou a placa evocativa na árvore Araucária, na companhia de António Filipe Pimentel – Director do Museu Nacional de Arte Antiga, João Pinto Soares – Associação Lisboa Verde, Arquitecto Fernando Jorge – Projecto 100 Anos, 100 Árvores, e familiares dos combatentes da I Guerra.
Ver Fotos