Graça Fonseca esteve no passado dia 3 de novembro na Escola Básica nº72, na sequência do convite feito pelo Presidente da Junta de Freguesia da Estrela no final do mês de setembro e ao qual não pode aceder de imediato por questões de agenda.
Luís Newton manteve o convite e sublinhou a importância da presença, da agora ex-Vereadora da Educação, no âmbito Programa de Refeições Escolares Saudáveis implementado nas Escolas do Ensino Básico da Estrela. Para o Presidente da Junta de Freguesia “independentemente das responsabilidades políticas, os projetos são levados avante pela vontade das pessoas e a Junta de Freguesia da Estrela [JFE] e o Presidente da JFE não pode deixar de estar agradecido à ex-vereadora, agora deputada, por ter tido a coragem de lançar o desafio às juntas de freguesia para a implementação deste tipo de projetos. Por ter acreditado que a JFE podia levar avante este projeto”.
De fato, a Junta de Freguesia da Estrela continua a ser a única Junta de Freguesia da Cidade de Lisboa com delegação de competências nesta matéria e a ex-vereadora pôde constatar o sucesso do Programa e o investimento feito nas instalações da Escola, reflexo de uma reestruturação realista e planeada. A partir do momento em que a competência das refeições escolares foi assumida pela Junta de Freguesia da Estrela, as refeições passaram a ser confecionadas na cozinha do refeitório da Escola 72 com elevados padrões de qualidade e paladar. Todo o processo é acompanhado por uma profissional que assegura os valores nutricionais dos menus e garante o não desperdício.
Nesta visita estiveram presentes também o Diretor do Agrupamento, Professor Jorge Nascimento, a Coordenadora do 1º Ciclo do Agrupamento, Professora Gracinda, o Presidente da Associação de Pais e Encarregados da Escola 72, Pedro Salgueiro, acompanhado da Vice-presidente e da Tesoureira Mónica Azevedo e Marta Barros, respetivamente, e da Professora Maria Afonso, diretora da Escola.