Dia 11de novembro foi dia de São Martinho e como dita a tradição há que comer castanhas e provar o vinho. A Junta de Freguesia da Estrela comemorou com a Comunidade a data e organizou com os parceiros do BIP/ZIP – Pampulha Cria Valor um convívio cultural com sabor a castanhas e vinho novo.
A Praça da Armada encheu-se de amigos para uma festa que começou de tarde e só terminou já a noite ia longa. Assim, com o aroma da castanha assada sempre presente, a primeira apresentação foi a do Grupo de Teatro Sénior da Estrela, seguido da Tuna Económicas do ISEG. Depois teve lugar a exibição de cinco curtas-metragens, numa seleção do realizador José Manuel de Sousa Lopes, morador da Pampulha e parceiro do BIP/ZIP Pampulha Cria Valor, onde desenvolve uma Oficina de Cinema que tem como objeto final um filme sobre a Pampulha.
O fado foi rei numa noite se manteve sempre animada e muito participada.
A Junta de Freguesia da Estrela, a Fundação Aga Khan e o Centro Paroquial S. Francisco de Paula são os promotores do BIP/ZIP – Pampulha Cria Valor, um projeto, um bom desafio que pretende contribuir para uma maior inclusão social de toda a comunidade, desenvolvendo e fortalecendo as relações inter-geracionais, assim como uma maior valorização e dinamização do comércio local.
Atividades como o Laboratório Itinerante de Memórias, a Oficina de Cinema – Filmar o Meu Bairro, ou o Comércio com Valor, por exemplo, têm nos moradores agentes da ação e simultaneamente beneficiários deste valor que se cria, e o resultado é uma comunidade ativa, valorizada e feliz.
Ver Fotos