“Amor e Sangue na Madragoa” é o mais recente espetáculo do Grupo Anzol Castiço, que conta com o apoio da Junta de Freguesia da Estrela e que estará em cena no Centro Comunitário da Madragoa em várias datas até maio de 2016. A estreia é já amanhã, dia 18 de dezembro, pelas 21h30.
A peça está inserida no Projeto de Requalificação do Bairro Histórico da Madragoa que a Junta de Freguesia da Estrela tem vindo a implementar desde o início do mandato. A Requalificação da Madragoa tem várias dimensões como explica Luís Newton, “desde o espaço público, a própria intervenção e requalificação de fachadas, a higiene urbana e ainda a mais importante de todas as dimensões, do nosso ponto de vista, que tem a ver com a vivência inerente à cultura do próprio Bairro. E é aqui que se une de forma feliz a Junta de Freguesia da Estrela e o Anzol Castiço. Uma vez que parte daquilo que representa o Bairro da Madragoa está assente nas suas tradições, na sua história, o Anzol Castiço propôs-se recuperar várias dessas estórias e reuni-las numa peça que retrata muito daquilo que era o dia a dia da Comunidade da Madragoa. Pretendemos com este momento marcar o fim de uma estagnação que vinha a caraterizar a Madragoa há alguns anos e dar início à requalificação também da alma das gentes que cá vivem”.
E de fato “Amor e Sangue na Madragoa” volta a colocar o Bairro no centro das atenções, reproduzindo com engenho a sua vivência no sex. XIX, nos trajes, nas expressões, nas gentes e no cenário que se desdobra de forma inteligente recriando diferentes ambientes, ruas e vielas que ainda hoje existem.
João Simões, responsável pela direção e encenação, fala de “identidade, de homenagem, num vasto trabalho de investigação da cultura da Madragoa que se expressa na história de uma Ovarina que se apaixona tragicamente por um Nobre da Madragoa.
O fado e a música clássica fazem parte da banda sonora deste Romeu e Julieta adaptado à vivência do Bairro da Madragoa.
E em noite de ante estreia, o Presidente da Junta de Freguesia da Estrela lança o desafio de passar o espetáculo, de cenários recriados, para o filme de cenários reais do nosso Bairro da Madragoa, devolvendo-lhe o lugar de destaque que tanto merece.
Próximas datas:
2015 – Dia 18 dez
2016 – Janeiro: 9,15,23 e 29 | Fevereiro: 6, 12, 20 e 26 | Março: 5, 11 e 19 | Abril: 1, 9, 15, 23 e 29 | Maio: 7, 13, 20, 21
Reservas através do email anzol.castico@hotmail.com
Ver Fotos