O Jardim da Estrela encheu-se de música, movimento e muita cor num espetáculo que deu as boas vindas ao Ano Novo Chinês, o ano do macaco, animal auspicioso e de bom presságio.
O evento, organizado pela Junta de Freguesia da Estrela em parceria com a Embaixada da República Popular da China e com as Associações da Comunidade Chinesa em Portugal, teve lugar no passado dia 31 de janeiro e cativou mais de três centenas de pessoas, que assistiram à apresentação de bailarinos, músicos e cantores numa tarde de verdadeira celebração da felicidade.
A Dança do Dragão abriu o espetáculo em movimentos que simbolizaram a sorte, o poder e a dignidade. A perfeição das coreografias e a simetria da dança de leques, de fitas e de lenços, por exemplo, expressou uma disciplina e rigor sublimes à vista, transmitindo a cultura chinesa com uma expressividade impar.
Os cinco elementos, água, fogo, madeira, metal e terra, base da cultura chinesa, refletiram-se nas vibrantes cores do espetáculo, o preto, vermelho, azul e verde (juntos), branco e amarelo, cores que alimentam o espírito e revelam a profundidade da experiência humana no sentido de unidade (preto), de fortuna e alegria (vermelho), de imortalidade (azul) de natureza e vida nova (verde), de brilho, pureza e plenitude (branco) e de prestígio (amarelo).
Foi sem dúvida um momento singular no Jardim da Estrela, onde a união familiar intrínseca às tradicionais celebrações do Ano Novo Chinês esteve bem presente num ambiente acolhedor e feliz.
Ver Fotos