A Comissão Social de Freguesia da Estrela reuniu, no passado dia 12 de fevereiro, todos os parceiros para delinear o Plano de ação para 2016.
Sob o tema “Quando não há receitas, o menu constrói-se pela mão de todos!”, a premissa de trabalho tinha por base três menus: o Menu do Presente, cujos ingredientes foram os recursos e as competências; o Menu do Passado, que assentou numa análise do que ‘soube bem e mal’ e do que se deve levar para 2016; e por fim o Menu do Futuro, que estipula desafios para 2016 (sabores e tendências do novo menu), com recurso a um diagnóstico, a prioridades, ações e produtos.
Os vários parceiros que constituem a Comissão Social de Freguesia da Estrela dividiram-se aleatoriamente pelas diferentes mesas, debatendo e construindo a Matriz de Intervenção para 2016: Ações; Objetivos; Público-alvo; Parceiros envolvidos e Calendarização.
O método de trabalho da Comissão tem intrínseco o princípio de envolver e comprometer as entidades que a constituem na construção e execução das atividades definidas durante as sessões, fortalecendo relações, entendimentos e articulando esforços num sólido e profícuo compromisso de ação para o território da Estrela.
A Comissão Social de Freguesia da Estrela formou-se em novembro de 2013 e conta já com a ativa colaboração de 70 parceiros das mais diversas áreas e naturezas, desde Associações, IPSS, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Museus, Universidades a Serviços Públicos.
Destaca-se pela efetiva intervenção territorial num propósito de inclusão Social de todas as camadas da população da Freguesia. Ao longo desde dois anos tem sempre pautado o seu trabalho por uma ação integrada e por um planeamento estratégico que têm originado a criação de respostas ajustadas aos problemas locais.
Ver Fotos