A Junta de Freguesia da Estrela recebeu, no passado dia 2 de março, a Visita Pastoral do Reverendo D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, e do Cónego António Marim, Pároco de Nossa Senhora da Lapa à Estrela, Basílica da Estrela.
Luís Newton, Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, acompanhado da Vice-presidente Aura Gorito e da Vogal Inês Bettencourt, fez as honras apresentando as instalações e alguns dos projetos da Junta, nomeadamente a vertente Formativa e Desportiva da Academia Estrela, ao serviço da Comunidade e das escolas, e o GeoEstrela, Plataforma de Gestão Territorial que permite acompanhar toda a atividade da Junta de Freguesia no âmbito da intervenção e manutenção do espaço público e que tem a particularidade de funcionar através da participação das pessoas.
O Reverendo D. Joaquim Mendes agradeceu a afável receção, destacando o trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia: “Felicito por este trabalho que realizais. É com muito gosto e muito proveito que conhecemos estas realidades bonitas, este empenho e esta solicitude por servir a Comunidade. Porque o bem é contagiante e o bem suscita o bem.”
Luís Newton reiterou a “disponibilidade para continuar a trabalhar e a reforçar os laços com a Igreja, que têm sido sempre de grande entendimento e utilidade para a Freguesia.”
O Presidente da Junta de Freguesia da Estrela entregou ao Reverendo D. Joaquim Mendes, duas simbólicas oferendas; um Presépio feito pelas crianças do Instituto da Imaculada, uma das Instituições cujo trabalho a Junta tem acompanhado, e uma placa que celebra a visita do Bispo Auxiliar do Patriarcado, com uma mensagem que reflete a visão da Junta de Freguesia: “«Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos» Papa Francisco”.
Nas palavras que proferiu, o Bispo Auxiliar assinalou a importância da relação de proximidade e diálogo com a Junta, afirmando que “Também nós estamos ao serviço das pessoas, ao serviço do bem comum e é muito bom estabelecermos esta parceria, esta ligação convosco e promovermos uma cultura do encontro, para construirmos em comunidade.”