Luís Newton, Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, foi distinguido como CIO do ano em Portugal na categoria deGovernment (Sector Público).
O reconhecimento foi atribuído pela CIONET, uma prestigiada comunidade europeia de decisores de tecnologias que reúne mais de 5.900 membros, e que todos os anos premeia os CIOs (Chief Information Officer) europeus que mais se destacam.
Luís Newton recebeu o prémio pelo projeto GeoEstrela no evento CIODAY’2016, que teve lugar na Fundação Portuguesa das Comunicações, e vai representar Portugal (e a Estrela) no European CIO of the Year 2016, que se vai realizar em Amesterdão, integrado no evento CIOCITY’2016.
Recordar que a Junta de Freguesia da Estrela já havia sido distinguida pelo Projeto GeoEstrela em 2015, com o Prémio IDC CIO Awards, que distingue soluções empresariais inovadoras que criam resultados positivos para o propósito que servem.
A Estrela lidera, desta forma, o sector público em inovação e soluções ajustadas à Comunidade.
O GeoEstrela é um projeto que pretende definir uma nova filosofia de gestão assente na governação baseada na colaboração entre a comunidade e a autarquia local. Ou seja, este projeto é inovador por tornar o cidadão no verdadeiro sensor das smart cities. Um sensor inteligente e que reflete verdadeiramente o contexto comunitário onde o espaço público está inserido. O cidadão assume, portanto, o papel central na identificação e resolução dos problemas que o afetam e a estrutura autárquica é organizada em volta disto, reduz-se o desperdício e aumenta-se o foco e a respetiva resolução dos reais problemas que afetam as comunidades.
A CIONET distinguiu também David Alves (CIO, Sonae) na categoria de Corporate (Grandes Empresas), e João Figueiredo (CIO, Santa Casa da Misericórdia do Porto) na categoria de Small & Medium sized Companies (Pequenas e Médias Empresas).
A lista de candidatos finalistas a CIO of the Year 2015 nas três categorias, Sector Público, Grandes Empresas e Pequenas e Médias Empresas, contou com representantes dos mais diferentes setores de atividade: Alexandre Ramos, Diretor de Tecnologias de Informação da Lusitânia Seguros; Ana Neves, Information Society Department Director – FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia; David Alves, Chief Information Officer – SONAE; João Figueiredo, CIO – Santa Casa da Misericórdia do Porto; João Mota Lopes, Vogal do Conselho Diretivo – Instituto de Informática e Luís Newton, Presidente – Junta de Freguesia da Estrela.