“Estou curiosa, porque eu quero levar um bocadinho do saber de todas as coisas”, foi com esta vontade de viver a vida em todos os momentos que Maria de Lurdes Tavares, de 87 anos, entrou no avião rumo ao Porto, naquele que foi o segundo passeio à cidade Invicta promovido pela Junta de Freguesia da Estrela. “Tinha um certo receio”, mas nada a demoveu de, mesmo sozinha, inscrever-se. Benzeu-se três vezes antes de voar pela primeira vez e, encantada com a experiência, descobriu “o que fica para lá das nuvens, uma imensa tranquilidade”.
Foram 40 aqueles que não tiveram oportunidade de viajar ao Porto no dia 16 de março e como tal a Junta proporcionou uma segunda viagem, um segundo momento que guardou muitos sorrisos e estórias.
O medo ficou no aeroporto e deu lugar à descoberta e vivência de emoções. Deolinda Peres, dizia antes de partir: “Estou animada por ir, embora tenha medo”. Depois, os olhos brilham e partilha: “foi muito bom andar de avião, amanhã há mais? Eu entrei e o Sr. Presidente disse-me para me sentar no lugar dele, que era do lado da janela, eu olhei lá para fora, comecei a ver aquela paisagem e perdi logo o medo todo. Fiquei encantada, é mesmo um espetáculo lindo”, é como, acrescenta Maria dos Anjos Martins “um céu que nunca mais acaba”.
Para Maria Isabel Costa, a viagem marca uma ocasião muito especial, a data de casamento celebrada na véspera, “foi uma prenda aos dois, voar pela primeira vez. Nunca me vou esquecer.” O sentimento é partilhado pela irmã, Maria Antonieta Picoto, que fez também o seu Batismo de Voo, descrevendo-o como “o realizar de um sonho que tinha há muitos anos”.
Na missão da Junta de Freguesia, são também estes sonhos que fazem sentido e que alimentam a vontade da Junta em fazer o melhor pela Comunidade, proporcionando, como referiu Luís Newton, “que o passeio seja em si uma experiência do princípio ao fim. Reduzir o tempo de viagem e transformá-lo em algo diferente, único, dedicar mais tempo a conhecer sítios e a contactar com realidades e paisagens diferentes”.
O espírito jovem e aventureiro pautou todo o passeio, que se destacou pela visita ao belíssimo Palácio da Bolsa, deixando mais uma vez todos a ‘olhar para o céu’, antes do feliz regresso.
Ver Fotos