Sob o tema “Quando não há receitas, o menu constrói-se pela mão de todos”, a Comissão Social de Freguesia da Estrela (CSFE) iniciou o seu terceiro ano de funcionamento com uma sessão de trabalho dedicada à construção coletiva do Plano de Ação Anual. Os 70 parceiros da CSFE foram desafiados a ‘sonhar’ e projetar ações concretas, de acordo com as reais e estudadas necessidades do território. As linhas traçadas saem rapidamente do papel e, de forma integrada e comprometida, os 70 parceiros das mais diversas áreas e naturezas, desde Associações, IPSS, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Museus, Universidades a Serviços Públicos, materializam, com o contributo resultante da especificidade de cada um, os objetivos ao serviço da comunidade.
No Plano de trabalhos para o ano, continua a ter lugar um elemento fundamental que marca a diferença e resulta na otimização do funcionamento da Comissão Social de Freguesia da Estrela: a promoção de uma cada vez maior sinergia entre todos os parceiros, num verdadeiro conhecimento das suas caraterísticas e consequentemente numa maior capacidade de potenciar as suas valências para uma verdadeira e ajustada ação no terreno. Neste sentido todas as iniciativas realizadas em 2015, com os Peddy Papers e as visitas aos vários Parceiros, reforçam a sua pertinência e revelam que quanto mais conhecedores formos da realidade de cada instituição/entidade, mais podemos fazer pela Comunidade da Estrela.
Com uma intervenção territorial que visa a promoção da inclusão Social e que abraça todas as camadas da população da Freguesia, a Comissão Social de Freguesia da Estrela tem, ao longo destes dois anos de continuado planeamento estratégico, trabalhado para uma real mobilização e consequente criação de respostas ajustadas aos problemas locais.
Ver Fotos