O sábado parecia igual a todos os sábados. As crianças brincavam no passeio, as mães abriam as janelas para o sol entrar, os homens juntaram-se para o habitual convívio e havia quem apenas contemplasse o dia e visse o tempo a passar, mas o burburinho ao longe quebrou a normalidade antevendo visitas. Um pintor, um fotógrafo e um mimo, três marionetas que passearam e roubaram sorrisos, no passado sábado, 15 de outubro, no âmbito do BIP ZIP Possidónio Ativa Comunidade, um Projeto da Junta de Freguesia da Estrela em parceria com várias forças vivas locais.
As três personagens percorreram as ruas e brincaram com as crianças que vibravam com o momento, surpreenderam os que há muito deixaram de brincar, mas que não resistiram a partilhar uma memória de infância.
Chegamos ao Pátio 90, na Rua Possidónio da Silva, e os três simpáticos visitantes convidam a outro momento de interação, desta vez através do Grupo de Teatro Lupa, com a representação de várias situações do quotidiano que procuram fazer refletir sobre a forma como lidamos com a indiferença, a amizade, a dor do outro, as relações amorosas ou o conflito entre filhos e pais. A recetividade da Comunidade foi imediata com a sincera e espontânea projeção das situações na sua própria realidade, com uma participação sem reservas e com o objetivo cumprido, aproximar as pessoas e falar sobre o que é preciso ser falado, numa dinâmica construtiva e devidamente enquadrada no território.
Ver Fotos