O Presidente da Junta de Freguesia da Estrela inaugurou o novo Parque de Estacionamento Público Subterrâneo na Avenida Infante Santo, no dia 15 de dezembro. A cerimónia contou com a presença do Dr. Pedro Mendes Leal, Presidente Executivo da Empark, de Catarina Rocha Gouveia, Administradora Assistencial da CUF Infante Santo, tal como representantes da Via Verde, da construtora Casais, da Câmara Municipal de Lisboa, entre outras entidades.
Com 213 lugares de estacionamento e servindo as zonas da Infante Santo, Embaixador Teixeira de Sampaio, Joaquim Casimiro, Alto da Cova da Moura, Maestro António Taborda, Largo Rilvas e Calçada das Necessidades, este parque de estacionamento será, para Luís Newton, “um equipamento impactante para a comunidade, porque (…) vai promover a resolução de um problema que (…) afetava muito negativamente a comunidade. A pressão exercida sobre o espaço público era tremenda, retirando parte significativa daquilo que era a capacidade de estacionamento para os residentes.” Uma solução “que era ambicionada pela comunidade desde há muitos anos”, que resultou de uma “ligação entre o esforço público e o esforço privado”, que ultrapassou “os obstáculos e as dificuldades que uma obra desta envergadura traz necessariamente”, e que chegou, finalmente, para servir toda a comunidade.
Mas este local não servirá somente para estacionamento: percorrendo os pisos do parque, é possível visualizar diversas vitrines onde se poderá apreciar o geomonumento do local – uma peculiaridade que marcará, certamente, a experiência dos utilizadores pela positiva.