O dia de Reis é a data que encerra oficialmente os festejos natalícios: desmontam-se presépios, retiram-se efeitos natalícios e aproveitam-se as últimas fatias de Bolo-rei, ao som do cantar das Janeiras.
No passado dia 6 de janeiro, a tradição cumpriu-se na Junta de Freguesia da Estrela. No âmbito das festividades natalícias, do encerramento da Exposição “Estrelas de Natal” e da conclusão do Concurso de Presépios “Natal Sob as Estrelas”, foi organizado um evento no Auditório da Academia Estrela. O evento contou com atuações do Grupo de Cantares da Estrela – que cantou as tão típicas Janeiras! -, do Grupo de Teatro Sénior e do Coro da Estrela.
A entrega de prémios do Concurso de Presépios “Natal Sob as Estrelas” foi realizada durante este evento. O Concurso estava dividido em três categorias: “Pessoas Singulares”, “Escolas e Jardins de Infância” e “Instituições públicas e privadas da Freguesia”.
O Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, esteve presente na entrega de prémios, tal como o restante júri do concurso, tendo atribuído certificados aos vencedores de cada categoria. Luís Newton realçou a criatividade e originalidade dos trabalhos apresentados no concurso, vendo esta iniciativa como algo a manter para o próximo ano, pelo sucesso atingido.
Vencedores da categoria “Pessoas Singulares”:
1º lugar: “A estrelinha que nos guiou à Lapa” – Avó Fernanda Almeida, Neta Teresa Sobral, Neto Luís Sobral. Um presépio que constitui uma pequena homenagem ao presépio Machado de Castro da Basílica da estrela, feito com materiais naturais e variados – desde palhinhas da zona do ISEG, a hortenses secas do Jardim da Estrela e buganvílias da Rua do Quelhas, entre muitos outros.
2º lugar: “Presépio de Natal” – Vitória Cunha e Matilde Martins. Um presépio realizado por alunas do 6º ano da Escola Josefa de Óbidos, que contém o Menino Jesus, Maria, a vaca, o burro, um pastor e uma estrela, tendo como materiais uma caixa de ovos, algodão, tecidos, cotonetes e cartão.
3º lugar: “Presépio” – Fábia Teixeira e Inês Romão. Um presépio realizado por alunas do 6º ano da Escola Josefa de Óbidos, que contém o Menino Jesus, Maria, José e o anjo numa gruta, tendo como materiais tecidos, esferovite, palha, rolos de papel higiénico, caixa de madeira, palitos e paus de gelado.
Vencedores da categoria “Escolas e Jardins de Infância”:
1º lugar: “Presépio ecológico” – Escola Fernanda de Castro. Um presépio tendo como base a ideia de que o nascimento de Cristo simboliza a luz, onde foi utilizada uma lâmpada, cartão para fazer as figuras, e algumas frases escritas pelos alunos, feito a partir de um vasilhame de plástico velho, a fazer a gruta do presépio, utilizando diferentes materiais da Tapada das Necessidades apanhados pelos alunos.
2º lugar: “Crianças da CAF” – Escola EB1 72. Um presépio composto pelas figuras de Nossa Senhora, São José, Menino Jesus, Reis Magos e alguns animais, feito com materiais existentes na escola, como restos de papel e cartão, tampas, garrafas, tecidos, rolhas e cordas.
3º lugar: “As estrelas do Natal” – Escola Fernanda de Castro (1º e 2º E). Um presépio feito com pinhas e bolotas.
Vencedores da categoria “Instituições públicas e privadas da Freguesia”
1º lugar: “Ao encontro da Estrela” – Associação Resgate, Centro Social Paroquial S. Francisco de Paula – Centro de Convívio (Sénior), Instituto Condessa de Cuba – JI (3- 5 anos), Assistência Infantil de S. Isabel – J (3-5 ANOS). Um presépio que resulta de um encontro entre gerações -independentemente da idade e das circunstâncias de cada um -, cuidando da luz interior e deixando a Estrela brilhar. O presépio continha diversos materiais, desde vasos, a corda, renda, retalhos de tecido, meias, madeira, rolhas de cortiça, papel, sarapilheira, rolo de cozinha, papel higiénico, algodão, pasta de papel, cola, botões, lã e tinta.
2º lugar: “A luz que nos ilumina” – Centro Social e Paroquial São Francisco de Paula. Um presépio realizado com materiais naturais da Tapada das Necessidades de materiais reciclados que se encontravam na instituição. Uma criação que reflete o espírito da instituição, criado com muito carinho. O presépio continha rolhas, sarapilheira, feltro, missangas, aparas de lápis, bolas de esferovite, vasos de plástico, arame, paus de gelado, tinta dourada e rosa claro, cola quente, ramos e folhas secas.
3º lugar: “Presépio Artístico” – Instituto da Imaculada [Sala CAO 3: Tailena Lopes (21 anos), João Borges (23 anos), Susana Mestre (41 anos), Luis Freitas (23 anos) e João Carvalho (23 anos)]. Um presépio dentro de uma cabaça pintada, com figuras de cerâmica, capim natural e uma cabaça.
3º lugar: “A Espera” – Patronato Cristo Rei. Um presépio feito com materiais da natureza, em que a ideia recaía em saber olhar e transformar esses mesmos materiais, escolhendo, por fim, os tecidos apropriados. O presépio foi feito com pinhas e tecidos.
Ver Fotos