A Junta de Freguesia da Estrela tem recebido inúmeras informações da Comunidade manifestando preocupação sobre a permanência de uma pessoa sem-abrigo junto da Igreja de Santos-o-Velho, que ocupava o local (sobre)vivendo em condições dramáticas e desumanas e perturbando a dinâmica social envolvente.
Não sendo esta uma competência da JFE, procurámos, desde a primeira hora, alertar os serviços camarários competentes para a intervenção necessária. Ainda assim, articulámos os nossos serviços sociais e respetivas equipas para colaborar com o que a CML entendesse necessário.
Após visitas regulares ao local e após diversas tentativas de comunicação com o senhor, foi possível, através de um trabalho concertado entre a Junta de Freguesia da Estrela, a Polícia de Segurança Pública (30ª Esquadra), o NASA (Núcleo de Apoio aos Sem-Abrigo)-CML/NPISA (Núcleo de Planeamento Intervenção Sem-Abrigo) e a UAPSA (Unidade de Atendimento a Pessoas Sem-Abrigo), prestar-lhe um apoio digno e respeitador dos seus direitos e deveres, que possibilitou a sua saída da zona da Igreja de Santos-o-Velho e a entrada num Centro de Abrigo.
Compreendendo os anseios da Comunidade perante situações como esta, a Junta de Freguesia da Estrela solicita a compreensão de todos, pois o trabalho que é dinamizado com a população Sem-Abrigo é geralmente “invisível”, moroso e composto por relações e equilíbrios delicados.