A Junta de Freguesia da Estrela e a EMEL implementarão, até ao final do primeiro trimestre de 2017, um projeto inovador para a defesa do estacionamento dos residentes da Freguesia da Estrela.
As zonas 27 e 28 que anteriormente não eram tarifadas – e as que eram tinham fiscalização deficiente – serviam de refúgio para não residentes que tentavam evitar outras zonas tarifadas da cidade, retirando os lugares de estacionamento disponíveis para Residentes da Freguesia.
A solução foi encontrada e deriva do novo projeto da EMEL, que será implementado pela primeira vez na Estrela: as zonas 27 e 28 terão parquímetro verde, das 9:00 às 19:00, e certas ruas serão exclusivas para moradores das 19:00 às 9:00. Para além desta medida, existirão igualmente locais reservados exclusivamente para moradores durante todo o dia.
De forma a impedir o estacionamento abusivo, colaboradores da Junta de Freguesia irão apoiar a fiscalização da EMEL, sinalizando os carros mal estacionados e os moradores poderão reportar os casos de mau estacionamento diretamente à EMEL e à Polícia Municipal. Desta forma iremos conseguir assegurar mais lugares de estacionamento para residentes.
Adicionalmente, a zona 60 (Madragoa) está a ser alvo de intervenção especial pela JFE e pela EMEL e será de estacionamento exclusivo a residentes.