O Auditório da Academia Estrela transformou-se no Estúdio da Rádio Lacerda, no dia 13 de fevereiro. A data escolhida para tal transformação não foi uma mera coincidência: este é o Dia Mundial da Rádio, o dia da celebração de um dos meios de comunicação mais importantes do séc.XX – e de extrema importância atualmente. A transformação física foi um dos passos para uma viagem ao passado, onde a Rádio Lacerda nos apresentou a rádio-novela “Simplesmente Estrelita”. Esta rádio-novela é uma adaptação teatral da conceituada rádio-novela “Simplesmente Maria”, que marcou uma geração de ouvintes de rádio, e que se focava na história do amor proibido entre um rapaz residente na Lapa e uma rapariga nascida na Madragoa. Mas mais do que isso: é uma adaptação teatral que retrata a dinâmica radiofónica de gravação da rádio-novela e todos os elementos que compõem um estúdio – as faces e as histórias de quem está “do outro lado” do microfone.
Momentos publicitários de comércio local da Freguesia da Estrela, Telefonemas para o estúdio, discos pedidos, música ao vivo – com a extraordinário voz de João Silva, de guitarra e alma ao alto – e muita dança e alegria. Estes foram alguns dos inúmeros – excelentes – momentos passados em comunidade, na Rádio Lacerda. Uma experiência providenciada pelo Grupo de Teatro da Estrela, que reavivou a nostalgia da dinâmica das rádio-novelas onde se explorou a dinâmica fantástica de um estúdio de rádio recheado de histórias para contar e músicas para cantar (e dançar).
Elenco
Bruno Rossi, Eddie Motta, Lucília Casanova, Maria Menezes, Manuel Pessoa Lopes, Conceição Fernandes, Maria Adnré, João Silva
Produção
Academia Estrela /Junta de Freguesia da Estrela
Guião / Encenação / Direção Artística
Bruno Rossi