A Comissão Social de Freguesia da Estrela (CSFE) reuniu no passado dia 16 de fevereiro, em Sessão Plenária, para avaliar o Plano de Ação de 2016 e planear 2017.
A CSFE, presidida e dinamizada – de forma convicta – pela Junta de Freguesia da Estrela, é um órgão de articulação de diferentes parceiros públicos e privados, com ou sem fins lucrativos, com vista ao planeamento estratégico da intervenção social local, tendo como finalidade a promoção da inclusão social, numa lógica de compromisso coletivo. A CSFE constituiu-se formalmente a 27 de novembro de 2013 e conta, à data, com a participação de 67 parceiros de natureza muito diversificada, desde serviços públicos, IPSS, Associações, Coletividades, Grupos de Teatro, Fundações, Universidades, Empresas e Pessoas em nome individual.
Este Fórum de parcerias enquadra-se legalmente no Programa Rede Social, que tem como princípios de ação a subsidiariedade, a integração, a articulação, a participação, a inovação e a igualdade de género.
A CSFE senta à mesma mesa um conjunto diversificado de parceiros com o objetivo de conjugar esforços para prevenir, atenuar ou erradicar situações de pobreza e exclusão social e promover o desenvolvimento social local, através de um trabalho efetivo em parceria. A construção de uma visão partilhada dos problemas sociais que existem na Freguesia da Estrela, tal como a definição de objetivos, prioridades, estratégias e ações e a utilização racional dos recursos disponíveis são fundamentais.
Existem inúmeros desafios mas o espírito de missão mantém-se constante: que o trabalho em parceria permita uma maior adequação e melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos de um modo geral e, particularmente, àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Ver Fotos