As Manhãs D’Encantar fizeram jus à temática da semana: o Carnaval encheu a Biblioteca da Junta de Freguesia na Estrela, no passado dia 25 de fevereiro. 25 crianças e 25 adultos estiveram presentes neste momento que ilustra um pouco da tradição do Carnaval. Uma tradição que, para alguns, é caracterizadamente brasileira, mas que tem, na realidade, uma longa história, espalhada um pouco por todo o mundo. Viajando para o século XVI, em Itália, poderíamos assistir aos teatros de Commedia dell’arte: um género de teatro popular que eternizou inúmeras personagens até aos dias de hoje.
Os Baileia trouxeram-nos um pouco deste festejo carnavalesco, de grande história, com “Confetes Contadinhos”. Uma peça baseada na história – bem longíqua no tempo! – de amor entre Pierrot e Colombina – personagens caracterizadoras da Commedia dell’arte -, escrita pela cordelista Mariane Bigio. Num cordel, um guia é cuidadosamente colocado: a sina de Pierrot e Columbina é construída, aos poucos e poucos, e acompanhada pela representação teatral. Os confettis poderiam ser contadinhos, mas espalharam cor pela sala. Uma cor de Carnaval, uma cor de alegria: esta foi uma história de inspiração italiana, contemporâneas brasileiras, de muita música, de muita dança, de muita fantasia.
Para além da história, os artistas realizaram um atelier artístico onde as crianças e os adultos presentes tiveram a oportunidade de construir as suas máscaras de Carnaval e dar mais fantasia às brincadeiras dessa festividade.
Ver Fotos