Para a Junta de Freguesia da Estrela, os moradores estão no topo das preocupações. Os problemas de estacionamento dos moradores na Freguesia são uma das principais preocupações da Junta de Freguesia e tal reflete-se nas medidas tomadas através da implementação do projeto de estacionamento, elaborado em conjunto com a EMEL, nas zonas 27 e 28.
A Junta de Freguesia da Estrela anunciou o projeto piloto, elaborado em conjunto com a EMEL, que visa o combate dos problemas de estacionamento dos moradores da Freguesia. O projeto está, neste momento, a ser implementado nas zonas 27 e 28: um projeto que implica a criação de parquímetro verde nestas zonas, das 9:00 às 19:00, e em que certas ruas serão exclusivas para moradores das 19:00 às 9:00.
A Zona 27 corresponde à área compreendida entre a Rua do Alto da Cova da Moura, Travessa Chafariz das Terras, Rua de São Caetano, Rua de São Domingos, Travessa José António Pereira, Avenida 24 de Julho e Avenida Infante Santo (exclusivé).
A Zona 28 corresponde à área compreendida entre a Rua da Lapa, Rua de Borges Carneiro, Calçada da Estrela, Av. Dom Carlos I, Largo de Santos, Avenida 24 de Julho, e Rua de São Domingos.
Para facilitar o processo de aquisição de dístico de morador, a Junta de Freguesia da Estrela criou um atendimento na Sede da Junta de Freguesia (Rua Almeida Brandão, nº39). Este atendimento tem em vista os eventuais condicionamentos de localização e de horários dos moradores – adaptando-se à realidade laboral e às dificuldades de mobilidade da população.
Os moradores deverão realizar o pedido de aquisição do dístico até dia 17 de março, na Sede da Junta de Freguesia da Estrela (Rua Almeida Brandão, nº 39). O prazo de atendimento poderá ser alargado até dia 24 de março, caso se justifique. O horário durante os dias úteis será das 14h00 às 20h00 e, no dia 11 de março (sábado), entre as 9h00 e as 13h00. Os fregueses poderão dirigir-se, igualmente, aos pontos de atendimento EMEL.
Para o pedido do dístico, é necessário trazer os seguintes documentos atualizados e deles constar a morada com base na qual é requerido o cartão de residente, para o pedido do mesmo.
Documentos:
- Cartão do Cidadão (necessário o PIN do cartão) ou Carta de Condução ou em caso de cidadão estrangeiro Autorização de Residência emitida pelo SEF;
- Certificado de Matrícula, ou Título de Registo de Propriedade do veículo automóvel, nas situações referidas e quando aplicável:
- Contrato que titula a aquisição com reserva de propriedade;
- Contrato de locação financeira ou de aluguer;
- Declaração emitida pelo proprietário, adquirente com reserva de propriedade ou locatário do veículo automóvel, que titule a cedência da utilização ou o usufruto do mesmo, da qual conste o nome e a morada do requerente e a matrícula do veículo automóvel, acompanhada do Certificado de Matrícula ou Titulo de Registo de Propriedade ou do Contrato que, titula a aquisição com reserva de propriedade, locação financeira ou aluguer do veículo;
- Declaração da respectiva entidade empregadora onde conste o nome e a morada do requerente, a matrícula do veículo automóvel e o respectivo vinculo laboral, acompanhada do certificado de matrícula ou titulo de registo de propriedade, locação financeira ou o aluguer da viatura.