O Jardim da Estrela transformado numa aldeia francófona: este foi o cenário que envolveu os visitantes da Festa da Francofonia, que decorreu no fim-de-semana de 25 e 26 de março.
A Junta de Freguesia da Estrela – uma das entidades responsáveis pela organização do evento – esteve presente neste fim-de-semana recheado de amostras da cultura francófona. Luís Newton, em conjunto com os embaixadores de França, Costa do Marfim, Luxemburgo, Egito, Canadá, Uruguai, Andorra, Bélgica, Geórgia e Moldávia, inaugurou estes dois dias de festa, tendo participado em inúmeras atividades da programação. A diversidade francófona esteve presente, nas inúmeras tendas espalhadas pelo Jardim da Estrela, e uma linha comum foi esboçada na Exposição da Francofonia, cujos cartazes ficarão expostos até 28 de abril.
No sábado, a música esteve em destaque: os alunos do Lycée Français Charles Lepierre trouxeram para a Estrela diversas amostras musicais de canções de países francófonos, tal como músicas portuguesas, e André Borbé trouxe as suas melodias. Mas a literatura – com um pouco de teatro – também esteve presente. A obra de Fátima Sarsari, que esteve no evento, teve direito a uma leitura encenada.
A chuva de Domingo não impediu que a Festa continuasse: as tendas ergueram-se e a animação, tal como muita comida e bebida francófona deleitaram os visitantes. O concerto especial de Karinn Helbert, com o instrumento Cristal baschet – de extrema raridade e com um timbre de grande especificidade – foi um dos grandes destaques da programação, que contou, igualmente, com o espetáculo “Transição”, de Emma Riba.
Um fim-de-semana culturalmente diversificado, que trouxe para a Freguesia da Estrela os sons, as palavras, os sabores e a experiência de vida francófona.
Ver Fotos