Roma.
A Cidade Eterna, a Cidade Monumento: a cidade que desperta paixões, e que deslumbra os olhares pela poesia da história e da arquitectura.
Roma.
Uma constante lembrança das linhas, dos rumos, das decisões, das vidas do passado: uma herança cultural de riqueza extrema, uma ode aos tesouros deixados pelo caminho.
Este foi o local escolhido para o “À Descoberta do Mundo”, organizado pela Junta de Freguesia da Estrela. Com mais de 100 participantes, esta viagem trouxe um pouco de tudo aquilo que Roma tem de melhor para oferecer: os edifícios, os monumentos, as estátuas, as ruas, a comida e, acima de tudo, o espírito italiano.
A cozinha italiana, reconhecida nacional e internacionalmente, era um dos alvos de curiosidade. Lasagna, Gnocchi, Bruschetta, entre muitas outras iguarias foram (a)provadas – ainda que o veredicto final indique que nada vence a cozinha portuguesa -, e acompanhadas por momentos de grande animação e de grande convívio. Serenatas musicais, rosas, copos de vinho no ar: estes ingredientes complementaram o conjunto de refeições e tornaram-nas ainda mais especiais.
Mas Roma não providencia somente uma experiência culinária. A cultura, a arquitectura e a história são os grandes alvos de destaque desta cidade.
o primeiro de dois dias de viagem, os séniores da Estrela tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada pelo centro histórico de Roma, passando por locais emblemáticos como o Panteão, a Fontana di Trevi, a Fontana dei Quattro Fiumi, o Monumento a Vítor Emanuel, entre muitos outros. Um percurso realizado à luz dos candeeiros de rua – um romance com o toque da luz alaranjada sobre as paredes de cor de barro, sobre as pessoas -, com a noite instalada, que apresentou uma Roma completamente transformada e completamente diferente daquela pela qual se passa durante o dia. Um amor enaltecido pelos edifícios magnânimos e pelas ruas esguias.
Da cultura, da história, da arquitectura para a religião, a espiritualidade, a emoção.
No segundo dia, a luz irradiava de uma forma diferente: a Praça de São Pedro, no Vaticano, era o destino e a Audiência Papal o grande evento do dia. Nesta cerimónia especial, os séniores da Estrela tiveram a rara oportunidade de estar bem perto do Papa Francisco, e de receber de forma directa uma benção do mesmo. Um momento de emoções ao rubro, combinado com um sentimento de tranquilidade espiritual e de harmonia existencial. Uma experiência única, vivenciada ao máximo pelos fregueses da Estrela, que ficará certamente marcada de forma singular na história de cada participante.
Uma viagem recheada de beleza e de comunhão; uma viagem de descoberta de uma outra realidade que, estando tão perto, está bem longe da nossa realidade.
Um Ciao a Roma, um Ciao a Itália: a Estrela continuará a descobrir as pérolas do Mundo.