A Freguesia da Estrela esteve ao rubro, este fim-de-semana. Inúmeras actividades – para todos os gostos e para todas as idades! – estiveram ao dispor de toda a comunidade da freguesia e arredores.
O CSI** Jumping Tour Estrela, que decorreu de 21 a 23 de abril, no Terraplano de Santos, trouxe alguns dos melhores cavaleiros portugueses e estrangeiros, que participaram em 15 provas, e cerca de 180 conjuntos de cavalos. A forma ideal de passar o fim-de-semana junto ao rio e a observar as provas de saltos do evento hípico do ano.
Mas as competições não decorreram somente no CSI** Jumping Tour Estrela: no sábado, foi possível assistir às provas das Olisipíadas e ao Boxe na Escola Josefa d’Óbidos.
As Olisipíadas contaram com a participação de atletas – dos mais novinhos! – das freguesias que fazem parte da UIT Centro Histórico – Estrela, Campo de Ourique, Misericórdia, Penha de França, São Vicente e Santa Maria Maior -, em provas de futebol e de judo. A Freguesia da Estrela esteve em grande destaque, com a maior representatividade em ambas as provas e cedendo o espaço da Academia Estrela para as provas de judo, que se encheu de atletas.
No mesmo dia, a Escola Josefa d’Óbidos recebeu uma Gala de Boxe, com apoio da Junta de Freguesia da Estrela, com cobertura da SporTV, e que contou com a presença do ator Salvador Martinha e a jornalista Catarina Beato, enquanto padrinhos deste evento que teve como convidados institucionais a Hertz Automóveis, Besmart, Clinica Life Beat e a Escola de Dança Stage Center Maiolle.
De um sábado repleto de atividades e práticas desportivas de enorme diversidade, passou-se para um domingo cultural e espiritual: Atuação de Tunas na Escadaria da Basílica da Estrela e Procissão e Inauguração do Painel de Azulejos na Fonte Santa.
O painel de azulejos colocado na Fonte Santa foi desenvolvido no âmbito de um projeto da paróquia da Nossa Senhora dos Prazeres, em colaboração com a Junta de Freguesia da Estrela. A Procissão e a Inauguração foram um momento de extrema emoção: um momento de orgulho para moradores, Igreja e Junta de Freguesia, e que se constitui enquanto um trabalho de extrema importância para a Comunidade. Uma forma de elevação espiritual e de união comunitária que culminou numa maravilhosa experiência para todos os presentes, que encheram as ruas.
Durante a noite de domingo, a música invadiu a Basílica da Estrela: as Tunas do ISEG, do Técnico, do ISCSP e da ESCS juntaram-se para uma autêntica serenata ao luar, que reuniu cerca de 200 pessoas nas escadarias da Basílica. Uma forma de extrema beleza musical que concluiu um fim-de-semana repleto de atividades na Freguesia.
Ver Fotos