O grupo sénior da Freguesia da Estrela encerrou o ciclo de visitas do “À Descoberta de Lisboa” num espaço bem inserido na Natureza e visando particularmente a ornitologia (estudo e observação das aves).
O EVOA tem por função primordial a preservação das espécies de fauna do território. Situa-se em Vila Franca de Xira e está inserido na reserva do Estuário do Tejo. Foi de forma muito animada e interessada que o grupo sénior chegou ao observatório.
Na zona ribatejana viram-se campos de arroz, a antiga ermida e observaram-se belas garças e cegonhas.
Depois de um percurso de 2 kms a pé, em que cada um exibiu a sua resistência e boa energia, foi distribuído a cada freguês um catálogo com imagens das aves habitantes da lezíria do Ribatejo, sendo este o ponto alto da visita, conforme se aproximavam do centro do movimento das aves mais ativas.
Divididos por três grupos de cerca de 18 pessoas, com um guia para cada conjunto, foi possível observar as aves com um binóculo especial e identificar características específicas de cada espécie, conforme o guia ia mencionando algumas curiosidades.
Os fregueses foram sempre muito participativos em toda a visita e, no fim, assistiram ainda a um documentário sobre a fauna e a flora da lezíria e a uma exposição sobre a biodiversidade do EVOA.
Foi uma experiência que marcou todos e que terminou, em grande, este ciclo de “À Descoberta”, celebrando a Natureza, mas estando alerta para os danos causados pelo Homem ao planeta e às espécies animais.
Ver Fotos