Decorreu mais uma Oficina das Emoções a 29 e 30 de maio com membros da Assistência Paroquial de Santos-O-Velho.
Desta vez, contámos com 18 Auxiliares de ação educativa da instituição, que trabalham diretamente com crianças nas valências de Creche e Jardim de Infância.
Esta Oficina possibilitou-lhes novas aprendizagens acerca da expressão criativa de diferentes estados emocionais, ajudando-as a refletir sobre o impacto das emoções, tanto nas suas vidas como na sua atividade profissional.
A Oficina de Emoções trabalha as emoções através da Arte e, por intermédio do Programa de Apoio às Instituições da Freguesia, contou com a participação das auxiliares de ação educativa da Assistência Paroquial de Santos-O-Velho.
A Oficina ajuda a reconhecer e a gerir as emoções através de técnicas criativas da Arte-terapia e a perceber o que sentimos em relação a nós próprios e aos outros, o que faz com que alcancemos um maior bem-estar emocional.
O curso, que decorreu na Academia Estrela, ocupou as manhãs das participantes com atividades que ajudam a reconhecer e a compreender as emoções positivas e os seus benefícios; identificar e compreender as emoções difíceis e os seus efeitos no comportamento e relacionamento interpessoal; aprender estratégias criativas de expressão de sentimentos e emoções, que facilitem a regulação emocional em contexto de trabalho.
Acreditamos que estas ferramentas da Oficina são essenciais e um excelente complemento para as participantes, oferecendo-lhes a oportunidade para conhecerem situações que permitem sentir, identificar, refletir e expressar as emoções de forma criativa.
*
Foram criados poemas de improviso na Oficina das Emoções:
Grupo A – 8 formandas
“Que bom é aprender
Nós aprendemos e brincámos
O conhecimento faz-nos bem.
Podemos aprender com brincadeiras
Partilhando emoções
Aprender para a vida.
Enriquecemos a nossa aprendizagem.
É isso mesmo!
A vida é feita de aprendizagem”
Grupo B – 8 formandas
“Libertar o espírito
O autoconhecimento é a máquina da vida
Relaxamento com o corpo
Reviver a infância
Faz-nos bem!
E podia haver mais!
Aprendizagem
Libertar a alma
Aprender a lidar com as emoções
Aprender faz parte da vida
Continuar…
Para o mês que vem…”