Madragoa é de Ovar, Ovar é da Madragoa!
No passado sábado, 24 de junho, depois de mais de 25 anos de hiato, a Marcha e a Comitiva da Madragoa deslocaram-se até Ovar.
Neste “regresso às origens”, a Marcha da Freguesia da Estrela pôde trocar impressões com os marchantes de Ovar, tendo sido recebidos na Câmara Municipal, com a presença de Luís Newton, Presidente da Freguesia da Estrela, e visitado a zona de Válega, onde se inaugurou, em 1991, a Rua da Madragoa, onde todos partilharam histórias e curiosidades.
Perante a tabuleta da rua pôde repetir-se a fotografia que marcava, simbolicamente, esta ponte entre regiões que condensam entre si características próprias e familiares e foi com uma sensação de enorme felicidade, em que todos proclamavam “ser Madragoa”, que o “intercâmbio cultural”, que já em 2014 havia sido retomado pela Câmara Municipal de Ovar, Marcha da Madragoa e o Esperança Atlético Clube através da iniciativa da Junta de Freguesia da Estrela, provou, em apoteose, o sabor desta emoção e partilha imensas.
Num dia preenchido, e depois de a nossa Madragoa ter assegurado a terceira posição nas Marchas Populares de Lisboa, na noite de 12 de junho, houve ainda tempo para o momento que marcou o apogeu desta visita: um belíssimo desfile nas Marchas Sanjoaninas da Ribeira de Ovar, enchendo de orgulho todo o público do serão e promovendo a fraternidade e sentido de pertença entre os presentes.
Em 2015, Ovar também viajou até o bairro da Madragoa para o “Cantar os Reis” com atuações no coreto do Jardim da Estrela e no Chafariz da Esperança.
Desejamos que estes laços entre a Freguesia da Estrela, o bairro da Madragoa e os habitantes de Ovar se mantenham por muito, muito tempo e permaneçam sempre presentes como significado máximo daquilo que a comunidade representa e de como as memórias podem viajar e implantar-se num local que não o seu de raiz.
Assim, doa a quem doa, os marchantes lisboetas poderão rever-se sempre na população ovarina e vice-versa, dançando e cantando em família, em nome do amor, da tradição e da herança cultural, seja aqui, seja em Ovar.
Ver Fotos