No passado domingo, 23 de julho, pelas 17h00, o Museu da Marioneta acolheu um concerto de fim de temporada da Banda Juvenil Guilherme Cossoul, da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul.
O grupo configurou-se em março de 2016 e surgiu no âmbito do projeto “Novos alunos d@ Guilherme Cossoul”, do Programa de Práticas Artísticas para a Inclusão Social (PARTIS) da Fundação Calouste Gulbenkian.
Esta iniciativa oferece ensino musical gratuito às crianças e jovens da Freguesia da Estrela, que atuam através desta fantástica banda comunitária, promovendo simultaneamente a aprendizagem musical e a confraternização entre jovens através do exercício artístico comum.
Foi justamente nos claustros do Museu que, perante uma audiência muito atenta, entre familiares dos membros da Banda, promotores, parceiros do projeto, Dra. Sara Felício, Direção da Guilherme Cossoul; Luís Newton, Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Estrela; Tiago Mendes, Sr. Presidente do Grupo Dramático e Escolar Os Combatentes; Dra. Maria José Machado Santos, Diretora do Museu da Marioneta, que os jovens músicos executaram temas de Rodgers & Hammerstein, Henry Clay Work, Robert W. Smith, David Shaffer e ofereceram ainda a performance para “Twinkle, twinkle, little star”, de Jane Taylor e “Amar pelos Dois”, de Luísa Sobral.
March of the Magical Toys de Robert W foi também executada com a encenação de uma peça com marionetas construídas pelas crianças.
Os ensaios e aulas da Banda Juvenil Guilherme Cossoul regressam já em setembro, mas esta foi uma magnífica forma de entrar de férias e de oferecer a toda a comunidade um concerto bem executado e garantindo que o futuro trará, sempre, mais e mais melodias a todos.
A 9 de setembro, pelas 10h00, na sede da Guilherme Cossoul (Avenida D. Carlos I, nº 61, 1º andar), está marcada uma aula aberta para todas as crianças e jovens da nossa freguesia que queiram ir espreitar e, quiçá, ser contagiadas pela magia da música.
Um forte aplauso a todos os que mantêm viva esta Banda, e um forte aplauso, de pé, a todas as crianças e jovens da Banda Juvenil Guilherme Cossoul, pelo talento e pelo maravilhoso concerto.
Ver Fotos