No próximo dia 10 de março irá decorrer a Eleição para a Assembleia da República.
Os cidadãos recenseados e a residir em território nacional poderão inscrever-se para exercer antecipadamente o seu direito de voto, de acordo com a legislação em vigor.
Doentes internados e reclusos poderão, apresentando documento comprovativo da sua condição, requerer, na plataforma www.votoantecipado.pt ou via postal, dirigido à Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna, o exercício do direito de voto antecipado.
A manifestação desse interesse deverá ser exercida até dia 19 de Fevereiro.
Caberá ao presidente da Câmara Municipal onde se situe o estabelecimento hospitalar ou o estabelecimento prisional, deslocar-se ao local para a recolha dos votos antecipados entre os dias 26 e 29 de fevereiro.
Quanto ao voto em mobilidade no território nacional, destinado aos eleitores que pretendam votar antecipadamente, devem manifestar essa intenção na plataforma – www.votoantecipado.pt ou por via postal, dirigida à administração eleitoral da Secretaria-Geral da Administração Interna, entre os dias 25 e 29 de fevereiro.
No dia 3 de março terá lugar essa votação antecipada, no local que tiver escolhido (qualquer município do país).
Para quem está inscrito no recenseamento eleitoral português e se encontra impedido de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição por se encontrar deslocado no estrangeiro, a votação antecipada terá lugar nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, nas Embaixadas ou Consulados previamente definidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A democracia é o resultado do direito e do dever que todos temos em votar. Participe, vote.