A terminar as iniciativas levadas a cabo pela Junta de Freguesia da Estrela referentes ao Mês do Idoso, foi apresentado, na passada terça-feira, na Biblioteca da Junta de Freguesia o livro “Receitas com Amor”, que reúne mais de 50 receitas recolhidas entre março de 2016 e julho de 2017 no âmbito do VisitARTE. A apresentação esteve a cargo do “Cheff Paprika” e da sua ajudante “Chica” e contou ainda com a presença de representantes da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal.
Como refere o Senhor Presidente da Junta de Freguesia, Luís Newton, o “VisitARTE, é um projeto promotor de participação e inclusão através da Arte. Operacionalizado através de um acompanhamento de proximidade, personalizado e adaptado às necessidades, aos gostos, sonhos e interesses de cada sénior. O VisitARTE é mais que um projeto ou uma resposta social, é um encontro com a Pessoa idosa na intimidade da sua casa, da sua vida e dos seus sentires de ontem, de hoje e de sempre.
A relação de proximidade mantida com a população sénior permitiu aferir a existência de laços frágeis com a família, com os amigos/vizinhos e com as instituições. A fragilidade diagnosticada exigiu o repensar e o recriar da relação com os idosos em situação de vulnerabilidade e isolamento.
A Junta de Freguesia da Estrela, como autarquia, executora de serviço público, providenciou uma resposta diferenciada, partindo da convicção de que a Arte tem a capacidade de exercer um poder transformador na Vida das Pessoas e das Comunidades”.
Este livro é o registo dos cheiros, sabores e memórias resgatadas a partir da animação teatral do “Cheff Paprika” e da sua ajudante “Chica” dois personagens muito especiais, criados pelos atores Bruno Rossi e Nádia Nogueira, que visitam os idosos nas suas casas e dinamizam momentos temperados de diversão e boa disposição, em volta das receitas de culinária.
Em todas a visitas do chef e da sua ajudante é ensinada uma receita, algumas dicas e termos de cozinha e é recolhida a especialidade da casa, ou seja, uma receita da pessoa ou das pessoas visitadas.
Com início em março de 2016, esta atividade nasceu da necessidade de não deixar desaparecer e dar a conhecer receitas antigas, receitas familiares, receitas com história, receitas especiais, receitas que eram do dia-a-dia, mas que já não são feitas e principalmente resgatar a memória da ligação afetiva que se tem com a comida, com as refeições, com os hábitos e com os momentos em família.
Ver Fotos