VisitARTE é notícia da Antena1

O projeto VisitARTE, desenvolvido pelo Gabinete de Desenvolvimento Social da Junta de Freguesia da Estrela (GDS), foi o ponto de partida para uma reportagem da Antena1.

Este é um projeto bandeira da JFE que também conta com enorme empenho de equipas de várias áreas da Junta, coordenadas pela Diretora do Gabinete de Desenvolvimento Social da Estrela, Dra. Teresa Vaz, e consiste na organização e promoção de atividades de inclusão através da arte nas suas várias expressões, plástica, dramática, momentos de leitura e música no domicílio da população envelhecida e mais isolada da Freguesia.

Para além das partilhas culturais e artísticas, estas visitas aos domicílios servem também para prestar apoio social e terapêutico mais próximo à comunidade sénior, ajudando as pessoas a sair de casa e a participar em atividades da Comunidade, ocorram na Junta ou em outros locais da Estrela.

O VisitARTE distingue-se ainda pelo seu carácter de proximidade e pela forma como personaliza a atenção prestada a cada sénior, aos seus gostos e necessidades peculiares, pois todos têm valor e experiências únicas, e este reconhecimento é imprescindível para o sucesso deste projeto.

Fomos visitar a D. Clarinda, de 92 anos, uma freguesa que mora no último andar de um prédio sem elevador.
A D. Clarinda já recebe as visitas da equipa do projeto há dois anos, sempre com muita alegria, e recorda, com enorme felicidade, a atuação da Tuna do ISEG que, em jeito de serenata, encheu a sua casa e aqueceu o seu coração.
Muito em breve, D. Clarinda e outros fregueses idosos da Estrela marcarão presença numa serenata musical com várias tunas e, para celebrar e sentir esta época mágica na cidade, irão também conhecer as luzes de Natal que já iluminam as praças, ruas e avenidas lisboetas.

Nesta visita, conversámos sobre o processo inevitável de envelhecer e levámos connosco uma mala de viagem com objetos, histórias, sentimentos, pessoas, saberes…
O tempo passa e o corpo e a cabeça alteram-se, tudo à volta está em transformação, mas a memória…está aqui, bem guardada, e é preciso dar o devido apreço a todas estas vivências.

Esta iniciativa exclusiva da Freguesia da Estrela está a servir de inspiração a outras autarquias do país para que possa instalar-se e contagiar, pela arte, mais seniores e mais pessoas em situação de isolamento.
Queremos continuar a combater a solidão, que tem aumentado exponencialmente em Lisboa, e inverter esta tendência com as nossas visitas e os nossos passeios cheios de partilha e afecto.

Com o VisitARTE, a comunidade sénior sente-se cuidada e abraçada, as suas capacidades físicas, mentais e afetivas são estimuladas com todos estes momentos artísticos e a rotina, por vezes tão estagnada e tão infeliz, recebe novos impulsos e novas vontades de encarar os dias e o quotidiano.

Conseguimos muitos sorrisos e muitas lágrimas de felicidade…até à próxima visita!

Na Estrela, cuidamos da nossa Comunidade.
É bom viver na Estrela!

Ouça aqui a reportagem da Antena1.