Ser Criança é…

Ser Criança é…

No Dia Mundial da Criança oferecemos aos mais novos muitas atividades e brincadeiras, para que o dia fosse passado com alegria e diversão, com o tempo todo para brincar.
Convidámos as escolas da Estrela a aparecer no Jardim da Estrela, transformado em mundo de brincadeira e cheio de gincanas, ateliers e jogos, e deixámos que todos os momentos fossem dedicados aos mais novos.
Entre várias iniciativas lúdicas e pedagógicas, dirigimos um desafio aos pequenos fregueses e perguntámos “o que é ser criança”?
Com o objetivo de se criar uma obra de arte coletiva, com o cunho artístico e criativo de todos os participantes, cada criança pôde desenhar e pintar algo à sua vontade.
Neste sentido, as obras individuais exibiam as características e particularidades de cada um, tendo sempre em atenção o próximo, e a obra final, exposta no Jardim durante o fim de semana para as famílias e os amigos verem, englobava uma imensidão de sentires e olhares sobre o significado deste desafio.
Alguns responderam “para mim, ser criança é gostar de algodão doce”, outros disseram “para mim, ser criança é brincar com a família”. Não existem respostas certas ou erradas, pois cada um sente de maneira muito própria. Na verdade, o que importa é ser criança e sê-lo livremente, com tempo para aprender e para brincar e, melhor que tudo, conseguir as duas coisas em simultâneo.
*