Semana da Leitura na Escola Fernanda de Castro

Na EB1/JI Fernanda de Castro celebrou-se a Semana da Leitura, decorrida entre os dias 11 e 15 de março, que culminou com mais histórias para contar: recebemos, nas nossas salas, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia da Estrela que, na manhã de sexta-feira, contou e encantou contos infantis junto dos mais pequenos.
A Escola acredita que esta semana tem especial impacto junto dos mais novos e das suas famílias, uma vez que incentiva o hábito e o gosto pela leitura e a escrita, proporciona uma maior aproximação entre as crianças e seus familiares num momento especial, e ainda sensibiliza toda a comunidade escolar pelos cuidados a ter com os livros e pelo prazer da leitura.
Sendo este um espaço polivalente, com crianças desde o pré-escolar até ao 4º ano de escolaridade, a proposta baseou-se sobretudo na partilha e na comunicação entre os vários anos escolares.
Assim, a sala do Jardim de Infância trabalhou, ao longo da semana, vários poemas de Luísa Ducla Soares, nomeadamente através da obra “Tudo ao contrário”, tendo apresentado lengalengas ao 1º ano e 2º ano, e ainda os poemas “Tudo ao contrário” e “O rapaz magro e a rapariga gorda”, à sala do 3º e 4º, com a Educadora de sala a ser narradora, enquanto as crianças acompanhavam ilustradamente a leitura, através dos desenhos elaborados pelas mesmas.
Já o 1º Ciclo contou com a participação de vários Encarregados de Educação, que foram convidados às salas para contar uma história. Dentro de um vasto leque de possibilidades, houve quem recitasse poemas de Fernando Pessoa ou ainda nos contasse uma lenda brasileira, “A Lenda de Saci Pereré”, o que nos abre os horizontes para uma escola amplamente multicultural, consciencializando e sensibilizando para o respeito das diferentes culturas.
Paralelamente, e aproveitando a natureza envolvente que a Tapada das Necessidades nos oferece, as crianças escolheram um livro e fizeram um pequeno passeio ao ar livre, saboreando cada página debaixo da sombra das árvores, pelo simples prazer de descobrir o mundo da leitura.
Ainda a convite da Junta de Freguesia da Estrela, assistimos a um espetáculo de Teatro no Centro Comunitário da Madragoa, intutulada “A Menina do Mar”, uma das grandes obras de Sophia de Mello Breyner e a qual também foi lida por miúdos e graúdos durante esta semana, em contexto de sala de aula.
Foi uma semana em cheio!