Saúde Porta a Porta

Saúde Porta a Porta

A Antena 1 veio conhecer o projeto Saúde Porta a Porta nesta que é já a sua 6.ª edição.
Contando com a ajuda de cerca de 30 voluntários e o acompanhamento de 20 idosos, esta parceria com a CML, CUF Infante Santo e as Juntas de Freguesia da Estrela, Misericórdia e Campo de Ourique, serve-se da participação voluntária de estudantes de Medicina da Nova Medical School – Faculdades de Ciências Médicas de Lisboa e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Através de voluntariado universitário médico, o projeto procura, acima de tudo, colmatar as lacunas existentes nos acessos aos cuidados mais básicos de saúde e bem-estar de pessoas carenciadas.
Assim, realizam-se regularmente visitas a seniores, com o fim de diminuir o isolamento social e de prestar aconselhamento quanto ao estado de saúde desses membros mais susceptíveis da comunidade.
Permite, ainda, a elaboração de propostas de consignação terapêutica e a sinalização de carências sociais.

Os estudantes de Medicina acompanham e visitam os idosos uma ou duas vezes por semana e não estão apenas atentos à saúde dos fregueses mais velhos.
Também oferecem companhia, afecto, um miminho, como flores ou bolachas, distribuem beijos, abraços, conversam, escutam, prestam atenção.

O Saúde Porta a Porta é, sem dúvida, uma mais-valia para todos e prova disso é o testemunho de Henriqueta e Gabriel, de 75 e 78 anos, um casal acompanhado pelos voluntários do projeto.
Como destaca Luís Newton, Presidente da Junta da Estrela, “a solidão é a epidemia do Século XXI, e mata”, e é justamente essa luta ao isolamento que está aqui presente.
Ajudar as pessoas a saírem de casa, a conseguirem a sua independência, estimular a parte psicológica, levar cuidados e carinhos, trazer alegria aos dias e, claro, combater a solidão, são os alicerces do Saúde Porta a Porta.

Acreditamos que este é um projeto que deve ser mais incentivado, tanto nos centros urbanos como em regiões do interior, pois a população envelhecida tem aumentado exponencialmente e queremos e precisamos que todos se sintam protegidos e acompanhados.

Na Estrela, cuidamos da nossa Comunidade.
É bom viver na Estrela!

Ouça aqui a reportagem na Antena1.