Rotterdam School of Management na Estrela

A Freguesia da Estrela foi novamente escolhida pela Rotterdam School of Management (RSM) como território de análise no âmbito da Semana de Estudo sobre “Impacto Social & Inovação”. Esta ação decorre da parceria com a Câmara do Comércio da Holanda que estabelece a ligação entre as entidades locais e a Rotterdam School of Management.
Nesse âmbito, os alunos da RSM tiveram como objeto de estudo na freguesia da Estrela o isolamento das pessoas idosas. Foi-lhes lançado o desafio para refletirem e proporem novas estratégias de atuação, que permitissem a efetiva inclusão da população idosa e que simultaneamente fossem adaptadas às necessidades especificas de cada idoso.
Assim, no fim de agosto, cerca de 20 alunos tiveram oportunidade de conhecer algumas das instituições locais que intervêm diretamente com a população idosa em situação de isolamento e maior vulnerabilidade: a Junta de Freguesia da Estrela, a Obra de Santa Zita, a 30ª Esquadra da Polícia de Segurança Pública e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Centro de Dia Frei Miguel Contreiras. O dia foi passado em visitas de campo com as referidas Entidades, nas quais se proporcionou muita partilha de experiências e conhecimentos com os profissionais de cada entidade e, mais importante, longas conversas com os idosos, onde estes puderam contar as suas histórias de vida. Foram momentos de muita emoção e ternura.
As quatro instituições (Junta de Freguesia da Estrela, Obra de Santa Zita, 30.ª esquadra da PSP e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) foram recebidas pelos alunos da RSM nas instalações do novo Campus da NOVA School of Business & Economics, em Carcavelos, onde realizaram as apresentações finais dos resultados da semana de estudo, apresentando propostas estratégicas que permitirão, no futuro, facilitar o trabalho em parceria na intervenção direcionada à população sénior e assim criar condições para melhorar a qualidade de vida dos idosos que se encontram isolados nos seus domicílios.
A sessão terminou com um cocktail, onde todos os participantes partilharam o seu parecer sobre a enriquecedora experiência aos alunos e às instituições que os receberam.
“Foi uma semana fantástica, rica em experiências, partilha de conhecimentos técnicos, culturas e emoções!”